sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Psicólogos com Técnica de Paliativos

Bem um certo dia: abro meu computador, e vou a sites de psicologia encontro uma psicóloga por sinal, bem humana , pssei-lhe um pente fino, na situação, a qual ficamos mesmo amigas, e trocando, emailes cá, emailes lá.Mas chega a um ponto, e me diz; amiga assim pela net, é dificíl só pessoalmente, mas houve simpatia da minha parte e da parte dela.
Quando eu era solteira, encontrei um Psicólogo se a memória, não me atraiçoa professor bem: Distinto Psicólogo curtava mesmo a fundo, tentou saber de mim, sem muitos detalhes, ao que se poderia chamar, de« piloto» de um barco, que não deixava ir ao fundo.
Bem : mas o tempo passou, levou sua volta, ou seja ; a vida e eu tive qua acabar .Chego á terra onde me encontro, com alguns problemas, e me é apresentado um Psicóloga , era o que a tal, Distinta Psicóloga inglesa queria. Simpática por sinal, apresento-me:cumprimentei mas há uma coisa que não me fujiu por a mente, cumprimento de galinha, ao que quer dizer:os dedos apertam, mas a palma da mão, não encosta o que ali me deixou , perpelexa pois a sua sinceridade,fujiu-lhe .Bem mas não há problemas, com isso fui educada ela, educada como tal a comportava.Eu falava baixo, e devagar .Claro!o paciente ao encontrar um psicólogo, que neste caso , ela me disse que era mesmo técnica, bem essa de técnica me fez impressão, mas bem era a forma como ela se apresentava.
Nós começamos a colocar-nos nos nossos lugares, ela como técnicae eu como pacientese bem; que a psicóloga ficou na rua .
A psicologia engloba 3 expectativas: 1º confidente 2º amiga e 3º conselheira .isto falandonuma boa Psicóloga sincera . A pessoa que se dirige ao psicólogo , é porque tem problemas de personalidade, ou desde pequena, não foi bem estruturado, seu ego nem a sua personalidade, é para isso que são os Psicólogospara ajudarem, e personalizar o nosso ego, destruido, desde infância e a qual, trazemos sequelas, para idade avançada. Não tenhamos a menor dúvidaque doi um bocado, agente contar, tudo o que se passou connosco , mas não o fazemos á 1º sessão nem á 2º mas á terceira existe , algo a convidar-nos para o fazer, as lágrimas correm pelas faces, derivado aos pontos traúmaticos , que agente transporta anos e anos a fio. Perguntamos a nós próprios se um psicólogo que se dizia de técnico não sofra, talvez! sim, talvez não é como um pintor que talvez, não saiba pintar, e que também não quer entregar a pintura.pois o paciente, tenta, encontrar a melhor forma de se expandir, encontrando sim um bom «Psicólogo» com amizade, e como conselheiro, que tudo, fique fechado, numa gaveta, mas claro! não convêm o Psicólogo, dizer que é técnico, se não ficamos a pensar mas que quer ele dizer com isto técnico de que? também não é de bom ton ter certas interpelações ao paciente quando sabe que é técnico, e a qual não sabe se é mesmo , psicólogo a qual ela o dizia, sempre em todas as sessões , e aos ameaços do que ela própria proferia, onde diz para o paciente : então porque cá veio? das duas uma ou estava saturada , da paciente presença ali, ou queria que arrebenta-se com tudo e saisse , porta fora, a qual não se faz por motivos de educação ,mas a vontade não faltaria, a terapia causa brutalmente sempre os mesmos assuntos e tenta interpelar, com estas perguntas: se o paciente se acha homossexual, bissexual, ou hetrossexual, bem sinceramente fica-se mesmo de todo, sei que certos paliativos ,da dita técnica não eram muito ortodoxos, diga-se de passagem
.Até me chega mesmo á cabeça isto: das duas uma, ou anda aqui para saber o que vai na vida intíma , ou me está a tratar , como tivesse 5, ou 6 anos cujo, isso não é totalmente a verdade mas bem; o tempo e sessões , as técnicas terminam, por a parte, do paciente .
Agora pergunto eu , onde vou ou faço apreciações, destas técnicas paliativas?encosta-los á parede, para ão falar já em sargeta.
E onde deixo , ou poderei, eu classificar um bom mestrado a Psicólogo?

2 comentários:

casualidade disse...

O comentário a esta , situação tem que ser feito, desculpem! Mais por mim, visto eu ter sido, bem enganada, e depositar á dita técnica segredos, de alma, e hoje estou brutalmente arrependida, de me dirigir a ela. Pensando eu, na minha boa fé que iria mesmo encontrar uma Psicóloga e boa Mestrada em Psicologia, cujo isso não respondeu ás minhas expectativas.
Fui gozada , sim! triturada , mas talvez me serviu de emenda , pena tenho, o gozo em que cai, sabendo a dita técnica , que eu tinha bastantes sofrimentos .
Mas sou sincera ao mesmo tempo , mingúem mesmo mingúem caia nas malhas de um mau psicólogo se dizendo técnico, a melhor situação antes, de começar a consulta é pedir mesmo a sua identificação

casualidade disse...

Mas eu não queria que, um bom Mestrado em Psicologia fosse vitima de tal besteira de colega dizendo-se de técnica e de Psicóloga, eu vou caminhar com este que arranjei. Sem que de mim haja sequelas ou sofrimentos, que eu não era merecedora de tanto, podem estar certos .sempre entrei no gabinete dela, com a maior das correcções possíveis . Eu que podia ser Mãe dela sim! sempre lhe dei a permissão , de ela passar primeiro e eu passaria depois, quando falava com ela; era sempre por Doutora, tendo ela menos idade que a paciente, e mais, nunca disse olhe lá técnica , se dizia uma asneira pedia desculpa sempre. E se ter insurgido, contra mim, isso não vou perdoar, nunca sendo ela uma Psicóloga Técnica , fui ao que se pode considerar, uma paciente, que soube ocupar o seu lugar, ela como a tal técnica, e eu com paciente , sim! paciente derivado, aos problemas que todos me causaram, mesmo e hoje sofro escusadamente, porque caiu nas malhas da rede de uma técnica . Saber se a posso desculpar, aí isso não me perguntem, o perdão virá de Deus , Sim! e nunca da minha própria pessoa