domingo, 25 de janeiro de 2009

A Teologia na sua amplitude

A vida teológica é uma vida que nos faz, reviver algo forte sobre Deus. O que ele foi para nós e o que ele nos pode transmitir, Deus é cosmos-homem ai faz pensar todo aquele que se aproxima, e quer se interiorizar em sua plenitude, do que faz parte a teologia.
Pois como sabemos a teologia é uma ciência, assim como a filosofia.Mas o que interessa aqui mais é como, as pessoas entram e comprendam evidentemente, todos estes dogmas existentes, numa Igreja de homens, sem isso nada se busca.Temos que pensar que o homem é livre, para se dispôr a estudar assuntos próprios e cientificos da Igreja.Vamos esclarecer isto, como dizem grandes teólogos e Drs da Igreja:Jesus Cristo não coloca nem nunca colocou, na boca de ningúem seu total aparecimento, certo! as pessoas que tentam expandir, a sua fé acreditando simplesmente num absoluto, e no divino e também, no espiritual .
A fé tem um esquema, mto importante que se dá de dois nomes é o Alfa e Omega é um processo biblico, são histórias de salvação que se exterioriza e linhas bem paralelas,estes sao os pontos importantes, do que nos faz pensar assumindo, por assim dizer a salvação.
Para certas pessoas que vão á missa, e que tem uma fé inocente, é bom que essa pessoa caminhe com essa maneira de ver, e de sentir algo que a faz encaminhar para a Igreja e Claro! não se deve esclarecer mto, as pessoas sobre o que vem a ser a teologia, e porquê se lhe esclarecermos, elas podem ficar alienadas, ao entrar nesse caminho, quando elas talvez não abranje a teologia da libertação.
Mas realmente para os que gostam, de se engaijar nos dits mistérios da Igreja,aqual é formada por leis teológicas, é bom que se compre um bom livro de Destintos drs da Igreja, para nos ilucidar os prepósitos da Igreja actual e. das suas vicissitudes.Ao que para ser franca, considero-me católica desde criança. A Igreja tem algo de belo, para se descortinar.claro! isto para quem quer mesmo, aprofundar, nos mistérios dogmáticos.Para outros talvez inocentes , peguem no seu terço e rezem , não se pode condenar nem se condena, quem o assim fizer, vivendo sempre inocentemente, para a sua fé.Bem o que interessa aqui, neste e noutro contexto é vermos a Igreja com todos os seus Detalhes, sócio politicos , e com engaijamentos de fé e dogmas lá existentes.

Um comentário:

casualidade disse...

Cristo mostrou ao homem o seguinte: Só pode participar em sua total, glória quem realmente tiver, uma partilha na sua ressurreição.Por isso os Padres transmitem ao povo que a glória de Deus tenta aumentar uma imagem do próprio Martirio de Jesus Cristo na sua essência Claro! equivale á perfeição de Deus numa imagem a dois sistemas, teocentrica, e antropocêntrica que é a perfeição humana.Obvio que a teologia é mto bonita, mas também dificil de descernir seu contéudo por pessoas, que não gostam de ler mas o que acho mto mal, pork se o contrario fosse o cristão sobre este assunto temático, da própria teologia tomaria, gosto de ouvir a Eucaristia do principio ao fim, e até manter dialogo com um bom teologo, e mais para se ter noções de teologia não é preciso ter curso universitário, as próprias paróquias, sendo elas bem orientadas por um sacerdote, em que tenha gosto para explicar, ele pode abrir aulas com pequenos fraguementos de teologia, é preciso é que seja mesmo iluminado, e não querer a ciência só para ele, com há mtos que o fazem