A vida teológica é uma vida que nos faz, reviver algo forte sobre Deus. O que ele foi para nós e o que ele nos pode transmitir, Deus é cosmos-homem ai faz pensar todo aquele que se aproxima, e quer se interiorizar em sua plenitude, do que faz parte a teologia.
Pois como sabemos a teologia é uma ciência, assim como a filosofia.Mas o que interessa aqui mais é como, as pessoas entram e comprendam evidentemente, todos estes dogmas existentes, numa Igreja de homens, sem isso nada se busca.Temos que pensar que o homem é livre, para se dispôr a estudar assuntos próprios e cientificos da Igreja.Vamos esclarecer isto, como dizem grandes teólogos e Drs da Igreja:Jesus Cristo não coloca nem nunca colocou, na boca de ningúem seu total aparecimento, certo! as pessoas que tentam expandir, a sua fé acreditando simplesmente num absoluto, e no divino e também, no espiritual .
A fé tem um esquema, mto importante que se dá de dois nomes é o Alfa e Omega é um processo biblico, são histórias de salvação que se exterioriza e linhas bem paralelas,estes sao os pontos importantes, do que nos faz pensar assumindo, por assim dizer a salvação.
Para certas pessoas que vão á missa, e que tem uma fé inocente, é bom que essa pessoa caminhe com essa maneira de ver, e de sentir algo que a faz encaminhar para a Igreja e Claro! não se deve esclarecer mto, as pessoas sobre o que vem a ser a teologia, e porquê se lhe esclarecermos, elas podem ficar alienadas, ao entrar nesse caminho, quando elas talvez não abranje a teologia da libertação.
Mas realmente para os que gostam, de se engaijar nos dits mistérios da Igreja,aqual é formada por leis teológicas, é bom que se compre um bom livro de Destintos drs da Igreja, para nos ilucidar os prepósitos da Igreja actual e. das suas vicissitudes.Ao que para ser franca, considero-me católica desde criança. A Igreja tem algo de belo, para se descortinar.claro! isto para quem quer mesmo, aprofundar, nos mistérios dogmáticos.Para outros talvez inocentes , peguem no seu terço e rezem , não se pode condenar nem se condena, quem o assim fizer, vivendo sempre inocentemente, para a sua fé.Bem o que interessa aqui, neste e noutro contexto é vermos a Igreja com todos os seus Detalhes, sócio politicos , e com engaijamentos de fé e dogmas lá existentes.