sábado, 12 de dezembro de 2009

Ministra da Saúde Ana Jorge


Hospitais: Assistência religiosa em debate
Encontro reúne representantes das várias confissões e a Ministra da Saúde
Ana Jorge, Ministra da Saúde estará presente num Encontro Inter-religioso para estudar aplicação do Decreto-Lei que regulamenta Assistência Espiritual e Religiosa nos Hospitais. Esta iniciativa da Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares reunirá representantes de diferentes Credos presentes em Portugal, na UCP-Lisboa, no dia 15 de Dezembro.
A Sessão de Abertura, presidida pela Ministra da Saúde, decorrerá entre as 10h00 e as 11h00 e é aberta aos Meios de Comunicação Social. Nesta Sessão, participarão e usarão da palavra os responsáveis nacionais, ou seus representantes, de diversas entidades religiosas.
Depois, seguir-se-á uma sessão de trabalho para estudar e reflectir conjuntamente o Decreto-Lei e perspectivar as suas possibilidades e implicações no processo de regulamentação interna que, neste momento, decorre em cada Unidade de Saúde.
Pelas 17h00, hora prevista para o encerramento dos trabalhos, deverá ser tornada pública uma Declaração Conjunta sobre esta matéria.
A Coordenação Nacional das Capelanias, organismo da Igreja Católica que, até à entrada em vigor do novo Decreto-Lei, em Setembro, coordenava a acção dos únicos capelães hospitalares institucionalmente previstos, aposta, com esta iniciativa, em congregar as diferentes religiões na busca de perspectivas inclusivas para a elaboração dos regulamentos internos que, até fins de Janeiro, deve acontecer em todos os hospitais do SNS.
O Pe. José Nuno, coordenador nacional, considera que a iniciativa “pode revestir-se de grande significado a reflexão a fazer conjuntamente, que nos aproximará mais de um futuro de diálogo e tolerância assentes no conhecimento recíproco e no respeito pela identidade de cada Credo”.